sexta-feira, 4 de junho de 2010

FAZENDO FUXICO


crescí vendo minha mãe fazendo lençol de retalhos para forrar nossas camas.Ela era muito pobre e nossas roupas de cama eram todas de "taco" como ela chamava. então emendava retalhos coloridos, outros de uma só cor, e até sacos de panos, contanto que tivessemos com que nos cobrir . Quando fiquei mocinha tinha uma vergonha das nossas camas, com aqueles lençois de taco. Depois ~mamãe aprendeu a fazer uma "rodinhas " ( que hoje se chama fuxico) e fazia as colchas , mas mesmo assim eu não gostava, porque aquilo representava nossa carencia.




Mas com o tempo fui percebendo a força daquela mulher em aproveitar os tacos(retalhos) para nosso bem estar, então fui dando valor àqueles trabalhos  e interessando -me pelos trabalhos manuais.

Atualmente vemos a força daquela cultura que surgiu da necessidade das mulheres para aquecer seus filhos.;se tornar um artesanato tão bonito e valorizado.

Ainda  hoje  minha  mãe  que está com  noventa anos de idade  faz cada colcha de fuxico linda,. mas eu nunca quis aprender.

Vou mostrar uma colcha que ela fez.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ViVENDO COM ARTE

Marcadores